Após anunciar outras duas mortes por Covid-19, a secretaria municipal de saúde de Linhares enfrenta mais uma dura realidade em números. Agora, a cidade registra 75 mortes por coronavírus. As duas últimas vitimas, registradas no dia 2 deste mês, tinham comorbidades e levaram o município a amargar um número maior de mortes pelo vírus, superior ao de homicídios de todo o ano de 2019.
Tirando Latrocínio, legitima defesa, e lesão seguida de morte, crimes que não são investigados pela DHPP, o fechamento de todo o ano de 2019 aponta 74 ocorrências de crimes violentos de homicídio. Levando em conta que um dos grandes problemas na cidade tem sido o crime de homicídio, é fato que hoje, o coronavírus se tornou o maior desafio a ser vencido pelas autoridades em saúde, com o registro de 75 óbitos em cerca de quatro meses e meio de pandemia.
O problema pode aumentar
Com base em dados não oficiais, que normalmente não são divulgados elas autoridades em saúde, responsáveis em dar informações para os moradores, existe uma expectativa nada animadora em Linhares. No setor Covid-19 do hospital HGL, o número de entubados graves chama a atenção. Hoje são cinco pacientes nessa situação, além de 36 que estão ocupando leitos de enfermaria. Os casos ativos, aqueles moradores que contraíram o vírus e estão em casa sendo medicados, e as vitimas internadas, soma agora 44.