Nas redes sociais em Linhares, são muitos os comentários com a informação de que o prefeito da cidade, Guerino Zanon, pretende anunciar um Lockdown, que são medidas mais restritivas para toda população, devido à pandemia da covid-19.
Logo no início da pandemia, o município acatando sempre as decisões do governo do Estado, adotou medidas de isolamento social, que foi acatada pela população. Mas com o passar dos dias, foi sentido nas ruas que o isolamento social estava sendo desrespeitado.
Em meio a isso, a administração pública do município flexibilizou a abertura do comércio, que hoje funciona em forma de revezamento, através de seguimentos em dias pares e ímpares.
Quando foram adotadas as primeiras medidas em que todo o comércio fechou, abrindo apenas os serviços essenciais, houve muito questionamento a respeito da não paralisação das obras que o município realiza, através das empreiteiras, que não pararam um dia se quer.
Com todos esses comentários nas redes sociais, nossa reportagem perguntou ao setor de comunicação da prefeitura, se existe a possibilidade de decretar o Lockdown em Linhares, mas infelizmente a prefeitura não respondeu a demanda deixando a população apreensiva diante da possibilidade ou não de haver anúncio nós próximos dias ou até mesmo nas últimas horas, de um decreto de medidas duras para os próximos dias.
É esperar para conferir se medidas, mais duras, em relação ao isolamento social serão adotadas. Fica também a expectativa se essas medidas forem adotadas, se a própria prefeitura irá cumprir as medidas paralisando suas obras, o que não ocorreu na vez passada. É esperar para conferir.
Veja os números do último boletim da Prefeitura de Linhares, que está sem um óbito que ocorreu na manha de hoje.
O que é “Lockdown” – É uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.
Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.
Antes e depois: fotos mostram a Grande Ilha de São Luís após ‘lockdown’
Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:
Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais
Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.
De todos os noticiários escritos e falados a melhor explicação até agora destas palavras foi deste veículo de comunicação, parabéns
Parabéns o lockdoow tem que ser feito, mais é nada aberto mesmo somente farmácia e hospital porque se nao nada adiantará.
Vamos tentar nos outros países deram certo é cada um fazendo seu papel venceremos o vírus.
Concordo q haja o Lockdown de pelo menos 2 semanas em Linhares, deixando aberto somente supermercados e farmácias, só assim conseguiremos diminuir o avanço da doença e os contaminados poderão se curar. Só através do Lockdown as pessoas vão parar em casa e assim venceremos esse vírus.
Bebedouro ta feio a coisa.