Na manhã desse domingo (10/11), pequenos fragmentos de óleo foram encontrados e recolhidos na praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que vai confirmar ou não ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste. Antes do fragmento ser localizado em Pontal, ele já havia sido confirmado pela Marinha em Guriri, Barra Nova e Urussuquara, em São Mateus.
De acordo com a Marinha, análises da substância recolhida há quatro dias em São Mateus confirmaram que se trata do mesmo óleo que atingiu praias, mangues, costões marítimos, desembocaduras de rios e outros habitats litorâneos do Nordeste.
Um destacamento militar com homens da Marinha, do Exército e da Guarda Civil Municipal, está no balneário, desde a semana passada, com ações de monitoramento e recolhimento dos fragmentos. Boa parte dos 110 servidores que foram treinados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros já está em Pontal para atuarem na ação. Os banhistas e população também recebem orientação e como proceder caso encontrem os fragmentos de óleo.
Nas redes sociais da Prefeitura, há um comunicado para que a população acione o telefone 153 em caso de localizar qualquer tipo de fragmento semelhante ao encontrado nas praias do Nordeste e o alerta para não tocar no material, que será acondicionado em sacolas e tambores para a destinação correta.
O governo estadual também anunciou, na quarta-feira (06/11), que 13 órgãos atuarão de forma integrada a fim de minimizar os impactos da chegada do óleo ao litoral capixaba.