Ícone do site Norte Notícia

9, 13 ou 17? Audiência Pública ouve opinião e projeto do número de vereadores irá à votação. Saiba quando

Na noite dessa quinta-feira (19/12), aconteceu uma audiência pública para discutir o quantitativo de vereadores no município de Linhares. Quem presidio a audiência foi o Vereador Tobias Cometti, que é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mesa ainda foi composta pelos vereadores, Gelson Suave, relator da Comissão Especial e o Vereador Joel Celestrine como membro da comissão não compareceu na audiência e  em seu lugar o vereador Jean Meneses fez parte da mesa como membro ad hoc.

O vereador Tobias deu inicio aos trabalhos, convidando os vereadores presentes, Tarcísio Silva, Pâmela Maia, Stefano Silote e Rogerio do Gás, para compor a plenária, logo após ele esclareceu o motivo da audiência, que foi tão somente para discutir o quantitativo de vereadores para o município de Linhares, ainda foi lindas as regras para audiência e um esclarecimento de que na audiência não seria discutido o valor dos salários dos legisladores e que este assunto pode ser colocado em pauta até o mês de setembro de 2020.

Após a abertura o primeiro orador a fazer uso da fala foi o Presidente da Federação das Associações de Moradores de Linhares (FAMOL), Luciano Bastos. Ele começou dizendo que a Federação é composta por 43 Associações de Moradores do município, e que o assunto em relação ao número de vereadores foi discutido pela Federação e que após profunda analise do tema chegaram a conclusão de que o número de vereadores para a próxima legislatura deveria ser de 17. Ele ainda acrescentou que com o aumento a comunidade ganha mais representatividade.

O presidente da Associação de Moradores do Centro da cidade, Miguel Pagotto , também participou da audiência e deu a sua opinião dizendo que, é a favor da ampliação do número de vereadores para 17, pois entende que neste momento é o melhor para Linhares. O presidente ainda acrescentou que as comunidades do interior necessitam com urgência de ter seus representantes.

ANÚNCIO

Representando a Associação de Moradores de Bebedouro, Carlos Gemenini, em sua fala disse que, a comunidade de Bebedouro está esquecida, mesmo sendo um polo industrial não tem um representante. “ 9 vereadores é retrocesso 17 é melhor para nossa cidade”. Finalizou o presidente.

O cidadão Jonas Soprani, também usou a tribuna da Câmara pra manifestar sua opinião e disse que, o número de 13 vereadores não está sendo suficiente para atender ao município, principalmente as comunidades do interior, por isso ele é favorável ao número de 17 e finalizou dizendo que , está na lei federal que o município  a partir de 160 mil habitantes até 300 mil pode ter o numero de 21 vereadores.

O vereador Odeir Rogerio Bissoli  (Rogerinho do Gás), se pronunciou dizendo que vereador não constrói, não faz obras. Ele disse que é a favor do número de 9 vereadores. Segundo ele com o aumento de 8 vereadores o custo irá para mais de 2 milhões e os nove novos assessores custará mais oito milhões.

O diretor do Movimento de Inteligência Linharense  (MIL), Ocimar Sfalsin usou a tribuna e esclareceu que foi protocolada na Casa no dia 18 de novembro um Projeto de Lei Popular, propondo o número de 13 vereadores, ele acrescentou que esse projeto não foi apresentado na Câmara e que o número de 9 não foi apresentado pelo movimento. Ele encerrou a fala dizendo que o MIL é favorável que permaneça o numero de 13 vereadores.

O presidente do Movimento Linhares Livres (MLL), Mackson Santos, usou a tribuna e esclareceu que não era para ter mexido no número de vereadores, pois isso foi feito sem nem mesmo a população ficar sabendo. Ele finalizou dizendo que é favorável ao número de 9 vereadores, que quem realmente quer trabalhar para o povo 9 é suficiente.

A maioria que usou a tribuna da Câmara de Linhares para manifestar sua opinião foi favo revel ao aumento do número de vereadores de 13 para 17.

Na próxima segunda-feira (23/12), o assunto será discutido e votado no plenário da casa, a partir das 18 horas.

Sair da versão mobile