O município de Linhares neste primeiro trimestre de 2021 diminuiu o número de homicídios, foram 23 assassinatos no primeiro trimestre no ano passado, contra 19 no mesmo período deste ano. 4 a menos que no ano de 2020.
Mesmo com os números indicando que houve uma queda de homicídios no município linharense no primeiro trimestre desde ano, a cidade continua amargando a primeira colocação como a mais violenta do Norte do Estado. Para se ter uma ideia, Linhares possui o mesmo número de mortes que a capital Vitória, e estão empatados na quarta posição de mais violentos do Estado. Proporcionalmente Linhares é a cidade mais violenta do Estado. A capital capixaba, Vitória, tem 365.855 habitantes, já Linhares tem 176.688 habitantes, Vitória tem mais que o dobro de habitantes em relação a Linhares.
Durante este trimestre o mês de março foi o que mais registrou homicídios, foram 09 em 31 dias. No mês de fevereiro foram 07 e Janeiro foi o mês com o menor número, foram 3.
O bairro Interlagos lidera a lista negra de homicídios. Veja o número de assassinatos por bairro:
Interlagos – 07
Aviso – 05
Planalto – 02
Araçá – 01
Bebedouro – 01
Pontal do Ipiranga – 01
Shell – 01
Santa Rosa (interior) – 01
Nesta estatística não está contabilizado o caso do arquiteto que foi encontrado sem vida em uma quitinete no centro de Linhares. Ainda não foi possível identificar se o caso é ou não homicídio. As investigações da polícia segue a linha de homicídio ou latrocínio, roubo seguido de morte.